sábado, 17 de abril de 2010

Receita de chá de abacaxi, torta de maça e torta vegana de uva

Que tal uma receitinha gostosa e fácil de fazer pra adoçar seu fim de semana?
CHÁ DE ABACAXI*
Você vai usar:
* Um abacaxi médio
* 4 a 6 colheres de açúcar mascavo
* pedaços de canela em pau e cravos da índia (a gosto)
* 4 a 5 sementes de cardamono (opcional)
* 2 litros de água (fervida com a casca do abacaxi por uns 15 minutos)
Como fazer:
Descasque e lave bem as cascas do abacaxi e coloque-as a ferver nos 2l de água.Corte o abacaxi em cubinhos e coloque em outra panela junto com o açúcar mascavo, cravo, canela e cardamono. Misture e deixe refogar um pouquinho no fogo brando para caramelizar (até levantar uma espuma). Coloque a água fervida e coada com a casca e deixe fervendo em fogo baixo até pegar bem o gosto do abacaxi. Pode ser tomado frio ou quente.

TORTA DE MAÇA E TORTA VEGANA DE UVA:
Massa (tipo farofa) (receita tradicional):
misture 2 1/2 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de açúcar, 1 xícara de maizena, 1 colher (chá) de fermento em pó, 1 colher(chá) de canela em pó. Acrescente 1 ovo, e 150g de manteiga. Misture bem com as mãos até ficar uma farofa.
Massa vegana:*
3 xícaras de trigo integral fino, 1 xícara de açúcar mascavo, 3/4 de xícara de óleo (de preferência óleo de milho ou girassol), 1 colher (chá) fermento em pó, 1 colher (chá) canela em pó.

Recheio tradicional de maça:
Bata no liquidificador 1 lata de leite condensado, 2 gemas e 5 colheres de suco de limão. À parte descasque e corte em fatias finas 1 1/2 maça.
Se você optar por uma receita vegana*, substitua o creme de limão e as maças por uva rosada (4 xícaras, tire as sementes que fica melhor) polvilhadas com canela em pó.
*a receita vegana e o chá de abacaxi são do livro Vegetarianismo Sustentando a Vida, de Mª Laura Garcia Packer (ótimo livro por sinal)

Montagem:
Na forma untada coloque metade da farofa, apertando com as mãos até forrar o fundo da forma. Por cima coloque o creme de limão e maçãs picadas (sem casca). Se for a torta vegana, não utilize o creme de limão, só espalhe as uvas em cima da farofa e polvilhe a canela em pó. Coloque o restante da farofa e leve a assar em forno médio por 30 a 40 minutos (dependendo da potência do seu forno).

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário