quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Virtude

Estou lendo um livro que achei muito interessante e resolvi compartilhar com você o conhecimento. Chama-se: As forças zodiacais - Sua atuação na alma humana, de Gudrun Burkhard - editora Antroposófica.
Em um dos capítulos a autora nos fala das doze virtudes, virtudes essas que devemos procurar cultivar a cada mês do ano, acompanhando portanto o signo correspondente. Ela diz que devemos procurar começar a praticar em março, quando se inicia o primeiro signo, áries, procurando desenvolver a cada mês a virtude correspondente. O mês de março já se foi mas acredito que sempre é tempo de procurarmos ser melhores. Por isso aqui vai a dica:
22 de março - 21 de abrilries)............devoção Renúncia
22 de abril - 21 de maio (Touro)..........Equanimidade - Progresso
22 de maio - 21 de junho (Gêmeos)......Perseverança -Fidelidade
22 de junho - 21 de julho (Câncer)........Altruísmo -Purificação
22 de julho - 21 de agosto (Leão)............Compaixão - Liberdade
22 de agosto - 21 de setembro (Virgem)..Polidez -Sensibilidade, cortesia
22 de setembro - 21 de outubro (Libra)....Satisfação interior - Serenidade
22 de outubro - 21 de novembro (Escorpião)...Paciência - Cognição
22 de novembro - 21 de dezembro (Sagitário)...Controle da fala, do pensamento - Percepção da verdade
22 de dezembro - 21 de janeiro (Capricórnio)....Coragem - Redenção
22 de janeiro- 21 de fevereiro (Aquário)...Discrição - Força meditativa
22 de fevereiro - 21 de março (Peixes)....Magnanimidade(grandeza da alma) - Amor

A palavra "Virtude" vem do latim virtus, que é sinônimo de "potência" e significa força vital. Observando uma virtude a cada mês, procurando incorporá-la às nossas atitudes, vamos desenvolvendo em nós uma nova qualidade e se a virtude e´sinônimo de força vital, nos tornaremos seres cada vez mais fortes, você não acha?

O mês de março já vai longe, mas acho que se é para nos tornarmos pessoas melhores sempre é tempo de começar.

Este próximo período (que vai de 22 de agosto a 21 de setembro) trabalha em nós as qualidades do signo de virgem e a virtude da polidez.

Vamos então dissertar um pouquinho sobre essa virtude.
O significado da palavra polidez foi mudando através do tempo, antes tudo era de uma formalidade exagerada e muitas vezes fingida. Atualmente essa formalidade está desaparecendo e dando lugar muitas vezes, infelizmente a uma total falta de respeito pelo próximo. Acho importante cultivarmos essa polidez, mas aquela polidez que é preenchida por compaixão e respeito sinceros.
Por exemplo, em meu tempo chamar pai e mãe de "você" era algo inadmissível, os mais velhos então nem se fala. E aí há em tudo aquele sentimento de amor e respeito por trás da palavra, chamar alguém de senhor ou senhora e ter atitudes que denotem desrespeito e desamor é como deixar a palavra sem sentido.

Vemos hoje muitas atitudes de grosseria por parte de todas as pessoas, a grosseria de adolescentes com seus professores e colegas; a grosseria das pessoas com seus subalternos; com motoristas de ônibus e qualquer pessoa que pela condição de trabalho possa parecer "inferior" ou nos servindo.
"A grosseria provém sempre de um sentido de superioridade - intelectual ou física - em relação ao outro" (Do mesmo livro e autora citado acima, pág 256 e 257)

E é nesse ponto que devemos compreender o que é a polidez, é vermos no outro ser um Ser Divino, merecedor de nosso respeito e compaixão.

Da virtude da polidez surge uma qualidade: a sensibilidade. Nos tornamos mais sensíveis às necessidades dos outros, tendo a capacidade de "ouvir" nas entrelinhas, de olhar com mais atenção o que os "olhos" estão querendo dizer, de entender naquele sorriso meio amarelo a necessidade muito grande de um simples abraço.

Desenvolvermos em nós a virtude da polidez e a qualidade da sensibilidade e da cortesia fará de nós, com certeza, seres muito melhores. E, se vir ao seu pensamento aquela frase " de que adianta ser cortês, se ninguém age assim?" Responda a si mesmo, como desejo um mundo melhor se reajo como as outras pessoas e não faço nada para que o mundo, pelo menos o mundo que me rodeia, se torne melhor um pouquinho?

Um abraço, amigos, e até a próxima virtude!

Um comentário:

  1. Mana querida, que foto linda.
    Desejo-te muito leveza e alegria no espaço. Exatamento como na foto. Ah.. e com essa pitada de guerreira também.
    Baijos.

    ResponderExcluir